QUIROPRAXIA

O QUE É QUIROPRAXIA?

Devido a problemas como má-postura para dormir, trabalhar, estresse, quedas, esforço repetitivo, obesidade, entre outros, as vértebras podem se desalinhar, o que é chamado pelo quiropraxista de Complexo de Subluxação Vertebral (sub = semi; luxação = fora do lugar). O Quiropraxista tem o objetivo de encontrar e corrigir desalinhamentos vertebrais (Subluxação Vertebral). Esses desalinhamentos das vértebras da coluna interferem em várias estruturas e de várias formas no corpo:

  • Diminui o movimento articular, provocando redução do fluxo de nutrientes para os discos intervertebrais e gerando compensações musculares e posturais.
  • Gera alterações musculares, desequilibrando o grau de tensão-relaxamento dos músculos podendo causar atrofias, espasmos, fibroses, entre outros.
  • E principalmente Interfere nas raízes nervosas que estão situadas entre duas vértebras, impossibilitando desta forma, o funcionamento ideal do sistema nervoso.
  • Produz alterações nos tecidos próximos à articulação como inflamação, isquemia, desidratação discal, entre outras lesões.
  • Ao desalinhar, a articulação fica mais sujeita ao atrito e com o passar do tempo propicia a degeneração articular (osteoartrose).

A Quiropraxia tem a função de localizar essas subluxações através da palpação e de alguns instrumentos, ou com o auxílio de exames de imagem e devolver ao corpo o movimento normal das articulações e consequentemente o bom funcionamento do Sistema Nervoso.

O QUE SÃO SUBLUXAÇÕES?

A subluxação é quando uma das vértebras da coluna vertebral perde seu posicionamento e/ou movimento correto, causando uma interferência nos impulsos do sistema nervoso. Em palavras mais simples, é quando a comunicação entre o cérebro e o corpo está sendo prejudicada.

COMO E PORQUE OCORREM?

As subluxações ocorrem quando uma força FÍSICA, QUÍMICA ou EMOCIONAL é introduzida no corpo e o mesmo não consegue adaptar-se a ela. Desta forma, acaba causando desalinhamento de uma vértebra e ALTERANDO O FLUXO DE ENERGIA NERVOSA que flui do cérebro para todo o organismo, agindo sobre fibras nervosas finas que conduzem sensações NOCICEPTIVAS (dor) e PROPRIOCEPTIVAS (percepção do corpo em relação ao espaço). 

Existem muitas causas de subluxações vertebrais como, por exemplo, o parto, quedas, mochilas e bolsas pesadas, MÁ POSTURA, stress mental, SEDENTARISMO, toxinas proveniente de comidas, medicamentos ou drogas, acidentes esportivos e etc. Além disso, a vida moderna está cheia de ESTRESSE NEGATIVO que impacta na nossa coluna vertebral e no nosso sistema nervoso.

QUAIS SÃO AS CONSEQUENCIAS DE UMA SUBLUXAÇAO QUANDO NÃO SÃO CORRIGIDAS?

Em resumo, afeta nosso sistema ósseo, nervoso e muscular, além de gerar uma alteração em nossos tecidos moles e aceleramento do processo degenerativo natural da coluna vertebral, causando dores e processos inflamatórios!!

O QUE É O AJUSTE ?

O Ajuste é o procedimento realizado pelos Quiropraxistas para remover as Subluxações (desalinhamento das vértebras e articulações) e devolver o correto posicionamento, movimento e função das articulações, músculos e nervos. Estes procedimentos são manobras rápidas e precisas, feitas na maioria das vezes, apenas com as mãos do Quiropraxista!!


Atualmente há uma forte associação da Quiropraxia com o famoso "estalar de ossos". Essa associação é compreensível, visto que muitos Quiropraxistas fazem uso das técnicas manuais para ajustar, mas que consequentemente "estalam". O importante é saber que apesar dos "estalos" ocorrerem na maioria das vezes, eles não possuem relação direta com o Ajuste, eles são mais como uma consequência da técnica manual (Manipulação articular). O Quiropraxista reavalia a vértebra após ajustar, tendo ela "estalado" ou não, pois seu objetivo é remover a subluxação.


COMO VOCÊ DEVE SE SENTIR APÓS O AJUSTE QUIROPRÁTICO?

O Ajuste Quiroprático é um procedimento muito útil para remover a pressão sobre seus nervos espinhais e restabelecer sua estrutura corporal. No momento em que a subluxação vertebral é corrigida completamente, centenas de funções e atividades deixam de ser afetadas, o fluxo de impulsos nervosos entre o cérebro e o restante do seu corpo é normalizado, e seu organismo começa a se renovar e se reconstruir.
Depois de um Ajuste você pode experimentar uma sensação de profundo relaxamento. Isto pode durar o resto do dia ou uma semana, e pode conduzir a sono profundo e revigorante. Pode também se sentir energizado, fazendo suas tarefas com maior disposição.
Muitos experimentam alívio total de seus sintomas logo depois da primeira visita, enquanto outros começam a sentir os benefícios dos Ajustes a partir da segunda ou terceira visita.

AlGUNS DOS BENEFÍCIOS DA QUIROPRAXIA

  • Corrige as disfunções articulares (desalinhamentos das vértebras e articulações)
  • Elimina as dores
  • Melhora a amplitude de movimento das articulações
  • Trata a causa do problema e não apenas os sintomas
  • Melhora a qualidade de vida
  • Promove a manutenção do bem-estar
  • Melhora a qualidade do sono
  • Reduz o uso de medicamentos
  • Favorece o pleno funcionamento do organismo (Sistema nervoso)
  • Otimiza o desempenho atlético.


IMPORTANTE: Nunca deixe um leigo manipular a sua coluna, um profissional habilitado precisa dominar a técnica, avaliar qual vértebra ou articulação precisa ser ajustada, e fazer um ajuste especifico, respeitando a direção, velocidade, força e vetor que a vértebra precisa ser ajustada!! Durante a consulta, cada pessoa é analisada para que o procedimento correto seja feito.