MASSAGEM DESPORTIVA

Os primeiros registros de massagem desportiva são encontrados nas antigas culturas grega e romana. Os gregos usavam massagem nas Olimpíadas para aliviar dores e aumentar a recuperação muscular dos atletas olímpicos. Na verdade, os massagistas antigos eram médicos e tinham grande status na sociedade

Diferente de uma massagem para relaxamento, a massagem desportiva é uma ótima ferramenta para preparar e recuperar a musculatura para quem pratica exercícios físicos.

PARA QUE SERVE A MASSAGEM DESPORTIVA?

Esta técnica é indicada tanto para praticantes de atividade iniciantes até profissionais, pois ela trabalha com a manipulação e reabilitação dos tecidos moles do corpo, incluindo músculos, ligamentos e tendões e pode ser feita na pré e pós-competição

Possui uma sequência de manobras de deslizamento, fricção, amassamento, percussão, vibração e movimentação. Utiliza a Cinesiologia Aplicada e manobras de alongamentos para auxiliar a promover movimentos, e também a Drenagem Linfática como sistema de auxílio


A massagem desportiva pré e pós competição possuem estímulos e objetivos diferentes.



Pós competição:

A fadiga muscular é a principal queixa de dores dos atletas após a competição.

A massagem terá ação desintoxicante e será feita com movimentos de amassamento lentos e profundos.

O objetivo desta massagem será de recuperar as fibras musculares, eliminando resíduos metabólicos do corpo através da drenagem sanguínea e linfática, para acelerar a regeneração do atleta e favorecer a nutrição celular.

Pré competição:

A massagem é indicada para preparar a musculatura para o dia da competição, o atleta sente-se mais confiante e concentrado para a prova.

É uma massagem tonificante, superficial e rápida - de excitação ao Sistema Nervoso Central. O objetivo desta massagem é de aquecer a musculatura, promover vaso dilatação, hiperemia (um aumento da quantidade de sangue circulante), estimulação e excitação.




A Massagem Desportiva deve ser personalizada para cada atleta e os estímulos dependem da fase de treinamento/competição e de cada modalidade esportiva.

A técnica, que tem ganhado cada vez mais adeptos, possui inúmeros benefícios, entre eles:

  • Melhora a fadiga e a recuperação muscular
  • Reduz aderências
  • Melhora a circulação sangüínea e o transporte de oxigênio e nutrientes para os músculos
  • Previne lesões
  • Reduz espasmos musculares
  • Reduz edemas e processos inflamatórios
  • Tem um efeito relaxante ou estimulante no sistema nervoso central
  • Aumenta o conhecimento corporal, traz confiança e serenidade.
  • Diminui a ansiedade e melhora a qualidade do sono.


QUAL A DIFERENÇA DA MASSAGEM RELAXANTE PARA A DESPORTIVA?

O principal objetivo da massagem relaxante é promover o relaxamento da musculatura tensa. Suas manobras são mais calmas para que o corpo libere hormônios como a ocitocina e endorfinas que são responsáveis por acalmar o corpo.

Para quem pratica atividade física e quer potencializar seus resultados, o ideal é a massagem desportiva, pois seus movimentos são mais fortes e rápidos para promover uma melhor circulação sanguínea, deixar a pessoa "mais agitada" antes do exercício, e no pós-exercício eliminar o ácido lático, que é responsável pela tão conhecida "dor do dia seguinte ao exercício".

Mesmo que você não seja atleta é interessante conhecer esta técnica terapêutica para melhorar ainda mais os resultados esperados.